DONATE

Você está aqui:HIDVL»Biblioteca de Vídeo Digital do Instituto Hemisférico

Biblioteca de Vídeo Digital do Instituto Hemisférico

 

A Biblioteca de Vídeo Digital do Instituto Hemisférico (HIDVL) é a primeira biblioteca de vídeo digital dedicada às práticas performáticas das Américas. Criada em parceria com as Bibliotecas da NYU e com patrocínio da Fundação Andrew W. Mellon, este arquivo em constante expansão garante a preservação histórica e o acesso on-line gratuito a quase 900 horas de vídeo através do site do Instituto Hemisférico. Um perfil trilíngue (inglês, espanhol e português) acompanha cada coleção, contextualizando os vídeos com informações detalhadas sobre a produção, sinopses, galerias de imagens, textos, entrevistas, bibliografias e materiais adicionais. Os artistas e organizações sempre mantêm os direitos autorais sobre todos os seus vídeos, e os materiais originais são devolvidos assim que digitalizados. Com uma documentação em vídeo que cobre as décadas de 1970 até o presente, as coleções buscam promover um maior conhecimento e diálogo sobre a performance e a política nas Américas.

Consulte as seções abaixo para navegar pelo conteúdo da HIDVL. Para ver um índice alfabético de artistas e acadêmicos cujo trabalho aparece na HIDVL, consulte o menu acima. Pode ver o catálogo completo de nossas coleções de vídeo na plataforma de HIDVL.


hidvl_prfl
Perfis de artistas

Nós criamos um perfil para cada artista, grupo ou organização que compartilhou sua coleção para ser preservada na HIDVL. Estes perfis, cuja curadoria se realiza em colaboração com os próprios artistas, buscam contextualizar os vídeos com fotos, textos, documentação de performances (como programas ou filipetas), bibliografias e materiais adicionais que possam ser úteis para o público e pesquisadores. Os perfis são trilíngues (inglês, espanhol e português), o que garante o acesso para um público muito mais amplo nas Américas.




GGP_Interview_Encuentro2007
Entrevistas
Nossas coleções incluem entrevistas com artistas, acadêmicos e ativistas das Américas. Esta seção contém séries de entrevistas, como a coleção O que é estudos da performance?, a coleção Festival de teatro indígena e a coleção Teatros colombianos. Além disso, ela inclui entrevistas individuais realizadas durante os Encuentros, no Centro Hemisférico em Nova York, ou nos centros culturais e instituições afiliadas.


jp_07_SecMoj_03_270x150
Performances adicionais

Esta seção contém performances adicionais que estão na HIDVL mas não fazem parte da coleção de um artista específico. Estas performances foram apresentadas em diversos eventos do Instituto Hemisférico, como nos nossos Encuentros, em nosso centro em Nova York e em instituições afiliadas.


 




Amockus_Encuentro2005
Palestras e apresentações

Esta seção contém uma seleção de palestras e apresentação incluídas nas coleções da HIDVL. Alguns dos materiais aqui presentes também aparecem nas seções Perfis de Artistas ou Encuentros, mas são evidenciadas aqui para usuários que estejam interessados em pesquisar apresentações acadêmicas, conferências ou mesas redondas de artistas, acadêmicos e ativistas associados ao Instituto Hemisférico.




allprofiles_coverimage
Encuentros

De dois em dois anos, o Instituto realiza um Encuentro — parte conferência, parte festival de performance — em um lugar diferente das Américas. Com o propósito de incentivar a experimentação, o diálogo e a colaboração, cada Encuentro reúne cerca de 500 acadêmicos, artistas, ativistas e estudantes em um programa de 10 dias de conferências, grupos de trabalho, performances, instalações, mesas-redondas, exposições, projeções de vídeo e oficinas práticas de performance. Temas de Encuentros anteriores incluem: "Performance e Política nas Américas" (2000), "Memória, Atrocidade e Resistência" (2001), "Globalização, Migração e Esfera Pública" (2002), "Espetáculos de Religiosidade" (2003), "Performance e 'Raízes': Práticas Indígenas Contemporâneas e Mobilizações Comunitárias" (2005), "Corpolíticas nas Américas: Formações de Raça, Classe e Gênero nas Américas" (2007) e "Cidadanias em Cena: Entradas e Saídas dos Direitos Culturais" (2009).




HIDVL_270x150px
Sobre os direitos autorais

Os materiais da Biblioteca de Vídeo Digital do Instituto Hemisférico (HIDVL) são protegidos por direitos autorais. Eles não podem ser copiados, baixados ou reproduzidos de nenhuma maneira. Os detentores dos direitos sobre esses materiais cederam às Bibliotecas da NYU o direito não-exclusivo de incluir esse material na Biblioteca de Vídeo Digital do Instituto Hemisférico e de disponibilizá-lo para o público para fins educacionais e de pesquisa, sem fins lucrativos. Pedidos de compra ou uso dos trabalhos devem ser dirigidos aos proprietários dos direitos autorais. Em cada página do endereço hidvl.nyu.edu que contém um vídeo, você pode encontrar a informação de contato dos detentores dos direitos autorais.