DONATE

Palestras e apresentações

Esta seção contém uma seleção de palestras e apresentação incluídas nas coleções da HIDVL. Alguns dos materiais aqui presentes também aparecem nas seções Perfis de Artistas ou Encuentros, mas são evidenciadas aqui para usuários que estejam interessados em pesquisar apresentações acadêmicas, conferências ou mesas redondas de artistas, acadêmicos e ativistas associados ao Instituto Hemisférico.

HIDVL: Palestras e apresentação (em ordem alfabética)



  • Alejandro Meitin: Iniciativas artísticas em organização comunitária e suas dimensões metafóricas e sócio-jurídicas

    Alejandro Meitin: Iniciativas artísticas em organização comunitária e suas dimensões metafóricas e sócio-jurídicas

    Photo/foto: Julio Pantoja Iniciativas artísticas em organização comunitária e suas dimensões metafóricas e sócio-jurídicas Esta palestra explora estratégias transdisciplinares de urbanismo crítico que integram modos artísticos de pensamento e ação no sentido de criar contextos para a resistência e transformação da realidade. Biografia Alejandro Meitin é artista, advogado, ativista ambiental e co-fundador do grupo coletivo artístico Ala Plática (1991) com sede na cidade de La Plata, Argentina. Integra desde o ano de 1994, a rede de Arte Litoral, uma rede independente de artistas, críticos, curadores e acadêmicos interessados em colaborar com novos pensamentos sobre a prática artística contemporânea e a…

    See more: Conferências



  • Ana Gita de Oliveira—Salvaguarda do Patrimônio Cultural

    Ana Gita de Oliveira—Salvaguarda do Patrimônio Cultural

    Photo/ Foto: Julio Pantoja   Palestrante: Ana Gita de Oliveira Moderador: Octávio Elísio (Presidente do IEPHA/MG) Biografia: Ana Gita de Oliveira tem um doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília. Coordenadora do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial da Secretaria do Patrimônio, Museus e Artes Plásticas do Ministério da Cultura, Ana é especializada na pesquisa relativa a temas sobre o patrimônio imaterial, fronteiras nacionais e etiologia indígena. Sua obra acadêmica inclui a sua dissertação O mundo transformado: Um estudo da cultura de fronteira no Alto Rio Negro. Neste discurso, entitulado Salvaguarda do Patrimônio Cultural, proferido como parte do 5º Encuentro do…

    See more: Conferências



  • Andreas Huyssen: Direitos Naturais, Direitos Civis e a Política da Memória

    Andreas Huyssen: Direitos Naturais, Direitos Civis e a Política da Memória

    Photo/Foto: Paula Kupfer Direitos Naturais, Direitos Civis e a Política da Memória Os direitos naturais e os discursos da memória devem estar robustamente ligadas umas as outras para acrescentar uma dimensão necessária de futuro à memória e da História à política dos direitos humanos. Ao retirar a noção original e moderna dos direitos naturais, este trabalho questiona até que ponto 'os direitos da natureza' precisam ser considerados ao cultivar a sustenabilidade dos direitos humanos como direitos sociais. Biografia Andreas Huyssen é Professor Villard de alemão e literatura comparada na Columbia University. É fundador diretor do Instituto de Literatura Comparada e Sociedade da Columbia (1998-2003)…

    See more: Conferências



  • Antanas Mockus: Bogotá: Um caso de Agência Cultural

    Antanas Mockus: Bogotá: Um caso de Agência Cultural

    Photo/ Foto: Julio Pantoja Conferencista: Antanas Mockus Biografia Matemático colombiano, filósofo e político, Mockus deixou seu cargo como reitor da Universidade Nacional Colombiana, em Bogotá, em 1993, e nesse mesmo ano dirigiu com sucesso uma campanha para prefeito. Ele continuou a presidir Bogotá como prefeito por dois mandatos, nos quais realizou muitas surpresas e, freqüentemente, bem-humoradas iniciativas para os habitantes da cidade. Tais iniciativas tenderam a envolver grandes eventos, incluindo freqüentemente artistas locais ou, até mesmo, ele próprio – como, por exemplo, um comercial no qual tomava banho a fim de defender a conservação da água; ou caminhando nas ruas…

    See more: Conferências



  • Palestra de Artista: Antonio Araújo (Teatro da Vertigem)

    Palestra de Artista: Antonio Araújo (Teatro da Vertigem)

    Photo/Foto: Julio Pantoja Palestra de Artista: Antonio Araújo Serão abordados alguns experimentos cênicos realizados nas ruas e espaços públicos do bairro paulistano do Bom retiro durante o processo de criação de Bom Retiro 958 Metros, realizado pelo Teatro da Vertigem. Desde a prática de derivas, de inspiração situacionista, usadas como dispositivo para a pesquisa de campo, até as improvisações, workshops e jogos urbanos, realizados a céu aberto e em diálogo com a arquitetura e o traçado do bairro, todo o processo foi marcado por experiências de intervenção urbana. Biografia Antônio Araújo é diretor artístico do Teatro da Vertigem e professor…

    See more: Palestras



  • Mesa redonda de artistas: artistas de performance

    Mesa redonda de artistas: artistas de performance

          photo/foto: Marlène Ramírez-Cancio Expositores: Gonzalo Rabanal, María José Contreras, Rocio Boliver, Xandra Ibarra Moderadora: Lois Weaver Biografias Colectivo CARNAR são: Gonzalo León Rabanal, pai e avô, que se inicia na arte da performance a partir do trabalho "Mal decir la letra”; Valeria León Ibáñez, filha e neta, formada em Artes Visuais; e Bernardo León Gómez (Gonzalo Rabanal), filho e pai, cuja formação é em Comunicação Áudio-Visual e bacharelado em Artes. María José Contreras Lorenzini é artista performática, diretora do Teatro de Patio e professora da Escola de Teatro da Pontificia Universidad Católica de Chile. Seu trabalho oscila entre a pesquisa acadêmica…

    See more: Mesas Redondas



  • Mesa redonda de artistas: artistas visuais

    Mesa redonda de artistas: artistas visuais

    photo/foto: Marlène Ramírez-Cancio Expositores:Marianne Kim, Katherine Behar, Julio PantojaModeradora: Lorie Novak Biografias Disorientalism, uma colaboração entre as artistas asiático-americanas Katherine Behar e Marianne Kim, estuda os efeitos desorientadores da mão de obra tecnologizada, da junk culture e do consumismo. Através de performances, vídeos e projetos fotográficos, Disorientalism explora como a raça, o gênero e o corpo são mediados por essas forças. Julio Pantoja é fotodocumentalista, jornalista, ativista e docente-pesquisador das Universidades Nacionais de Tucumán e Rosario. Dirige a agência Infoto e a Bienal Argentina de Fotografia Documental. Palestrou em eventos acadêmicos e culturais em países da Europa e América e expôs suas…

    See more: Mesas Redondas



  • Mesa redonda de artistas: intervenções urbanas

    Mesa redonda de artistas: intervenções urbanas

      photo/foto: Laura Bluher Expositores: Grayson Earle, Helene Vosters, Hector Canonge, Eelonora Fabião Moderadora: Shauna Janssen Biografias The Illuminator é um coletivo de arte que emergiu do movimento Occupy Wall Street em Nova Iorque. Munidos de um potente projetor, o grupo oferece apoio aos 99%, projetando mensagens de solidariedade e encenando intervenções políticas na cidade de Nova Iorque e além. Essa “máquina de espetacularização” abre espaços para um novo tipo de discussão. Helene Vosters and Kim McLeod, artistas-acadêmicas, fazem a sua primeira colaboração criativa. Sua obra aborda diversas questões, incluindo: como pode a performance alterar as nossas relações com o espaço cotidiano? Como o…

    See more: Mesas Redondas



  • Augusto Boal and the Theater of the Oppressed

    Augusto Boal and the Theater of the Oppressed

    Augusto Boal is an innovative and influential Brazilian theatrical director, writer, pedagogue and politician. He is considered to be on of the most important creators of political theater since Brecht. Boal is the author of Theater of the Oppressed, Games for Actors and Non-Actors, Rainbow of Desire, Legislative Theater, among others. He was a Member of Parliament for Rio de Janeiro from 1993-1996. Boal is the founder of Theater of the Oppressed, a political theatrical form originally used in radical popular education movements, growing up alongside Paulo Freire's Pedagogy of the Oppressed. Theater of the Oppressed is a system of…

    See more: Lectures and Presentations



  • Carlos Monsiváis: A performance como religião, a religião como performance

    Carlos Monsiváis: A performance como religião, a religião como performance

    Documentação em vídeo da palestra de Carlos Monsiváis, apresentada como parte do 4o Encuentro do Instituto Hemisférico de Performance e Política, realizado em julho de 2003 na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, sob o título Espetáculos de Religiosidades. Introdução por Lourdes Arizpe. Carlos Monsiváis é um proeminente ensaísta, escritor satírico e romancista que vive na Cidade do México. Monsiváis já contribuiu para revistas mexicanas como a Excelsior, a Siempre e a Nexos e ele atualmente escreve para La Jornada­, bem como para El Financiero. Ele é o autor de mais de uma dúzia de livros em espanhol, tanto de…

    See more: Encuentro 2003: Keynotes



  • Claudia Briones: What, Where and When to Manifest: Contentious Politics and Prefigurative Politics

    Claudia Briones: What, Where and When to Manifest: Contentious Politics and Prefigurative Politics

    photo/foto: Dexter Miranda What, Where and When to Manifest: Contentious Politics and Prefigurative Politics Analysis of indigenous social movements focuses on their public manifestations and manifestos, revealing an aspect of the world that advances certain agendas. Exploring the choreographies of these movements, I introduce a distinction between contentious politics and prefigurative politics, and examine their archives and repertoires of struggle. Biography Claudia Briones received her PhD in Anthropology from UT Austin. She is a Full Professor at Universidad de Buenos Aires and Universidad Nacional de Río Negro, and a Researcher at the National Council on Scientific and Technical Research at…

    See more: Conferências



  • Conference on the publication of RUPTURA journal (1982)

    Conference on the publication of RUPTURA journal (1982)

    Em 1982, o CADA publicou o jornal RUPTURA, com uma tiragem de 200 exemplares. Esta gravação em vídeo mostra uma discussão sobre o jornal em um encontro de artistas.  Na parte 1, a discussão concentra-se no tema da inclusão de uma entrevista com o artista plástico Ernesto Muñoz no jornal.  A inclusão desta entrevista gerou grande polêmica porque esse artista tinha sido rejeitado pelo meio político liberal/esquerdista do qual o CADA participava.  A entrevista foi considerada um passo equivocado.  Os membros do CADA Raúl Zurita e Diamela Eltit defendiam e explicavam a decisão do CADA de publicar a entrevista.  Na…

    See more: CADA: Apresentações



  • Dan Fishback: Prostalgia

    Dan Fishback: Prostalgia

    Performance artist and playwright Dan Fishback works out some of his anxieties about queer history, gay representation, male protagonism, and the limits of the queer imagination in this vaguely academic (but not really) captial-T 'Talk,' theoretically leading toward some thoughts (and hopefully some revelations) about queer ennui, queer depression, and how the adult queer universe can strategize to prevent queer teenage suicide. Along the way, he discusses Lady Gaga, prostalgia (pro-active nostalgia), David Halperin's How to Be Gay, and Fishback's own book-in-progress, Thirtynothing, based on his solo performance of the same name. Thirtynothing explores the legacy of gay artists who…

    See more: Lectures and Presentations



  • Diamela Eltit 30 Years of CADA's 'NO+' (2009)

    Diamela Eltit 30 Years of CADA's 'NO+' (2009)

    In this introduction to the 30-years celebration of the first public CADA’s ‘acción,’ Diamela Eltit reads a text in which she highlights the political relevance of this collective in relationship with the Chilean dictatorship, and the hegemonic cultural domination against which CADA performed. CADA’s ‘acciones de arte’ functioned as an archive and artwork simultaneously. Their members wanted to make a strategic material from the excerpt; in this sense, their methodology is based on a fragmented reality, and heterogeneity. The well-known intervention ‘NO +’ was the opening to a rebel narrative, and also opened a space for the word from the…

    See more: CADA: Apresentações



  • Diamela Eltit: Dobras do corpo

    Diamela Eltit: Dobras do corpo

      Photo/ Foto: Marlène Ramírez-Cancio Dobras do corpo. Os sintomas do poder Ler esta conferência em e-misférica 4.2 Resumo Esta intervenção pretende abordar de maneira aleatória os efeitos do corpo (de certos corpos) no campo político e nos espaços estéticos. Pretende também posicionar o corpo como sintoma e efeito e, neste contexto, as esteiras de poder que vai produzindo. Biografia Chilena, escritora, estudou literatura na Universidad Católica de Chile e na Universidad de Chile. É membro fundadora do grupo interdisciplinar CADA.

    See more: Conferências



  • Diana Taylor: As Políticas da Paixão

    Diana Taylor: As Políticas da Paixão

    Photo/Foto: Julio Pantoja As Políticas da Paixão Que alternativas as pessoas têm para alcançar a justiça econômica e política quando o processo eleitoral é violado ou corrompido, a mídia é dominada e encontra-se nas mãos dos agentes do poder e as instituições oficiais não podem adjudicar de modo que pareça transparente e legítimo? “As Políticas da Paixão” explica o ressurgimento e até mesmo o caráter central do corpo na política. À medida em que os partidos políticos falham na representação dos seus constituintes, as pessoas estão reaprendendo a representar a si mesmas. BiografiaDiana Taylor é Professora Universitária na NYU, onde…

    See more: Palestras



  • Encuentro 2013 Institutional Welcome, Opening Remarks, and Senior Fellows Awards

    Encuentro 2013 Institutional Welcome, Opening Remarks, and Senior Fellows Awards

    Vivian Martínez Tabares is a critic, theatre researcher, editor and Professor. She holds an undergraduate degree in Theatre and a doctorate in Art Sciences at the Instituto Superior de Arte. Editor of the journal Conjunto and director at the Casa de las Américas and Mayo Teatral. Her most recent book is Escena y tensión social. Grupo Cultural Yuyachkani (Peru) is a collective formed in 1971, who travel paths sustained by theatrical performance research conducted from the perspective of a group culture with diverse roots both traditional and contemporary. Their works have resulted in unique processes going far beyond the material…

    See more: Lectures and Presentations



  • Frances Fox Piven: How Movements Matter

    Frances Fox Piven: How Movements Matter

    photo/foto: Laura Bluher How Movements Matter Protest movements are sometimes the driving force in the transformation of societies. This project will examine how movements succeed in penetrating the fog generated by dominant political discourse, and how they sometimes wield sufficient power or leverage by disrupting institutionalized relationships Biography Frances Fox Piven is on the faculty of the Graduate Center of the City University of New York. She writes about social movements, and her books include Regulating the Poor (1972), Poor People’s Movements (1977), Why Americans Don’t Vote (1988) and Challenging Authority (2006).  

    See more: Conferências



  • Gabriella Coleman: The Art, Artistry, and Trickery of Anonymous

    Gabriella Coleman: The Art, Artistry, and Trickery of Anonymous

    photo/foto: Laura Bluher The Art, Artistry, and Trickery of Anonymous Flagrantly fanciful and subversive, the protest ensemble Anonymous became widely popular among some Internet geeks, political activists, and academics along with many unmarked spectators. In this talk I examine its popular appeal through the vantage point of its art, artistry, and trickery. Biography Gabriella Coleman holds the Wolfe Chair in Scientific and Technological Literacy at McGill University. She researches, writes, and teaches on digital activism and computer hackers.  

    See more: Conferências



  • George Lewis: Vivendo com máquinas criativas

    George Lewis: Vivendo com máquinas criativas

    GEORGE E. LEWIS Vivendo com máquinas criativas Ler esta conferência em e-misférica 4.2 Resumo O computador já faz parte irreversível do modo pela qual a improvisação se converteu num espaço de exploração interdisciplinar, de intercâmbio de narrativas pessoais e culturais e do "embaçado" dos limites entre as formas artísticas. Para George Lewis, o fato de viver, trabalhar, e executar com máquinas criativas de desenho próprio, está estritamente relacionado com o estudo do modo pela qual a improvisação produz conhecimento e sentido. A conferência _em parte memória e em parte história e crítica_ se cruza com a história dos novos meios…

    See more: Conferências



  • Gustavo Buntinx: Sarita Colonia

    Gustavo Buntinx: Sarita Colonia

    Documentação em vídeo da palestra de Gustavo Buntinx Sarita Colonia: De icono religioso a héroe cultural, apresentada como parte do 4o Encuentro do Instituto Hemisférico de Performance e Política, realizado em julho de 2003 na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, sob o título Espetáculos de Religiosidades. Introdução por Barbara Kirshenblatt-Gimblett. Gustavo Buntix é um historiador, crítico e curador independente de arte, além de ser diretor do Centro Cultural da Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru). Formado pela Harvard University, onde estudou Literatura e História, ele concluiu os seus estudos de pós-graduação na Universidad de Buenos Aires. Ele já…

    See more: Encuentro 2003: Keynotes



  • Nas ruas: Movimentos sociais contemporâneos nas Américas Mesa Redonda

    Nas ruas: Movimentos sociais contemporâneos nas Américas Mesa Redonda

    Photo/Foto: Lorie Novak Jacques Servin: Novas fronteiras do humor e da revoluçãoJade Percassi: Cultura e comunicação na disputa por uma nova sociedadeJuan Marco Vaggione: Sexualidade e Direito na Argentina: Avanços e desafiosJulieta Paredes: O vermelho de viver bem, Suma QhamañaVíctor Hugo Robles: Educação sexual gratuita! Moderador: Nick Mirzoeff   Biografias Jacques Servin (Andy Bichlbaum) é cofundador dos Yes Men, um grupo que realizou numerosas e impactantes intervenções midiáticas para chamar a atenção para injustiças ecológicas, econômicas e sociais, e para os problemas sistemáticos que as originaram. É professor na New York University, e no Instituto Hemisférico coordena o Yes Lab,…

    See more: Mesas Redondas



  • Jean Franco: A Segunda Vinda – A Religião como Entretenimento

    Jean Franco: A Segunda Vinda – A Religião como Entretenimento

    Documentação em vídeo da palestra de Jean Franco A Segunda Vinda: A Religião como Entretenimento, apresentada como parte do 4 o Encuentro do Instituto Hemisférico de Performance e Política, realizado em julho de 2003 na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, sob o título Espetáculos de Religiosidades. Em toda a parte, o secularismo está regredindo. Não só os fundamentalistas estão em expansão, mas também diversas linhas concorrentes de espiritualidade estão sendo amplamente disseminadas atualmente através da mídia, do cinema, dos livros mais vendidos de ficção e  da televisão. Embora a maioria das religiões ortodoxas, em geral, tenham sempre utilizado o…

    See more: Encuentro 2003: Keynotes



  • Jesús Martín Barbero: Artes da memória e regimes de visibilidade

    Jesús Martín Barbero: Artes da memória e regimes de visibilidade

    Photo/Foto: Marlène Ramírez-Cancio Artes da memória e regimes de visibilidade Se há uma questão fundamental que a Colômbia ainda tem pendente—e que ressoa tanto no pensamento quanto na ação—é a relação muito especial entre política e violência na trama de suas memórias e de sua história. Denso materializador da violência que emerge na história do que Paul Ricoeur denominou as estruturas do terrível, estas "forças" do instinto e da exploração estão inscritas na política desde sua fundação. A trilha da memória é, no entanto, a que desfataliza o passado, recuperando seu inacabamento (Walter Benjamin). O passado não está formado só…

    See more: Conferências



  • Leda Martins: Performances do Tempo Espiralar

    Leda Martins: Performances do Tempo Espiralar

    Documentação em vídeo da palestra de Leda Martins Performances do Tempo Espiralar, apresentada como parte do 4o Encuentro do Instituto Hemisférico de Performance e Política, realizado em julho de 2003 na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, sob o título Espetáculos de Religiosidades. A África imprime as suas marcas, traços e estilos nos territórios americanos, inscrevendo-se nos palimpsestos que, por meio de inúmeros processos cognitivos, assertivos e metamórficos, tanto conceituais quanto formais, transcriam e representam a sua presença e herança. As criações artísticas e culturais coloridas pelo conhecimento africano ostensivamente revelam os engenhosos e árduos meios de sobrevivência da memória…

    See more: Encuentro 2003: Keynotes



  • Maris Bustamante's Lecture/Performance

    Maris Bustamante's Lecture/Performance

    Starting with a semiotic performative that states ‘this is not a performance,’ this lecture/performance is another turn of the screw of RenéMagritte’s ‘this is not a pipe’ and Fernando Muñoz’ ‘this is not a cow.’ The relationship between performance and art tradition intertwines witha constant interpellation of the audience, blurring the boundaries between art and life. In the Q&A, Maris Bustamante renders her understanding of what non-objective arts are, and how gender roles can perform in art. A juicy conversation about her trajectory includes insights about gender and sexuality, feminist art, maternity, and her work with Polvo de gallina negra…

    See more: Lectures and Presentations



  • Mary Louise Pratt: Ecologia da língua, Política da língua: em direção à uma imaginação geolinguística

    Mary Louise Pratt: Ecologia da língua, Política da língua: em direção à uma imaginação geolinguística

    Photo/Foto: Paula Kupfer Ecologia da língua, Política da língua: em direção à uma imaginação geolinguística Como se parecerá o mundo linguisticamente de hoje a cem anos? O uso e a distribuição das línguas através do planeta está mudando tão rapidamente que até mesmo os especialistas não conseguem responder à esta questão. Esta conferência discutirá alguns dos processos de mudança que estão a caminho, incluindo a morte da língua, a migração da língua, a formação da língua franca e inter-línguas. Questionará o que a ideia de direitos pode e não pode fazer neste contexto e em que consiste uma abordagem ecológica à…

    See more: Conferências



  • Mary Schmidt Campbell,

    Mary Schmidt Campbell, "O Papel das Artes nos Tempos de Crise"

    Conferencista: Mary Schmidt Campbell Biografia Pesquisadora, autora e integrante da comissão para assuntos culturais de Nova Iorque, é diretora da Tisch School of The Arts na Universidade de Nova Iorque. Como chefe dessa escola de arte, Campbell supervisiona todas as fases dos dez programas de treinamento, bem como os programas para universitários. Dr. Campbell começou sua carreira em Nova Iorque como diretora executiva do Studio Museum no Harlem, unanimemente reconhecido como o principal centro para o estudo da arte Africana e Afro-americana. Campbell, que produziu vários catálogos sobre artistas Afro-americanos, e freqüentemente foi a responsável por grandes exposições, estabeleceu firmemente…

    See more: Conferências



  • Megaron Txucaramãe: A Questão Indígena no Brasil

    Megaron Txucaramãe: A Questão Indígena no Brasil

    Photo/ Foto: Julio Pantoja Conferencista: Megaron TxucaramãeApresentadores: Ailton Krenak & Prof. Terence Turner Biografia Megaron Txucaramãe é uma das mais importantes lideranças indígenas do Brasil, com destacada atuação em prol de seu povo, os Mekragnotire, e de outros povos indígenas brasileiros. Pela Funai, atuou nas frentes de contato dos povos Ikpeng e Panará. Em 1984 participou da demarcação da Terra Indígena Kapôt-Jarina e entre 1992 e 1993 foi a vez da demarcação da Terra Indígena M_kragnotire. Foi o administrador da FUNAI do Parque Indígena do Xingu no período de 1984 a 1994 e desde 1995 é administrador da Funai-Colíder/MT. Também…

    See more: Conferências



  • Palestra de Artista: Miguel Rubio (Grupo Cultural Yuyachkani)

    Palestra de Artista: Miguel Rubio (Grupo Cultural Yuyachkani)

    Photo/Foto: Julio Pantoja Palestra de Artista: Miguel Rubio Abordaremos a problemática de como as linguagens cênicas se expandem e invadem o espaço público, confluindo com a ação cidadã. Um olhar de e para algumas propostas artísticas que agem sobre espaços públicos e se inserem nos processos sociais no contexto da sociedade peruana recente. Biografia Miguel Rubio é diretor, pesquisador teatral e membro fundador do Grupo Cultural Yuyachkani. Os seus trabalhos mais recentes como diretor são: Con-cierto Olvido (2010); El último ensayo (2008); Sin Título-técnica mixta (2004); Hecho en el Perú-Vitrinas para un Museo de la Memoria (2001). É autor dos…

    See more: Palestras



  • Miguel Rubio & Teresa Ralli: Discurso

    Miguel Rubio & Teresa Ralli: Discurso

    A coletiva de teatro mais importante do Peru, o Grupo Cultural Yuyachkani, tem trabalhado desde 1971 na vanguarda da experimentação teatral, da performance política e da criação coletiva. “Yuyachkani” é uma palavra do idioma quechua que significa “estou pensando, estou recordando”. Sob este nome, o grupo de teatro tem dedicado-se à exploração coletiva da memória social incorporada, particularmente em relação a questões sobre a etnia, a violência e a memória no Peru. A sua obra tem figurado entre as mais importantes do chamado “Novo Teatro Popular” na América Latina, com um grande comprometimento para com os problemas, a mobilização e…

    See more: Yuyachkani: Apresentações



  • Mini-Seminário: Manifestações do Divino – O Corpo

    Mini-Seminário: Manifestações do Divino – O Corpo

    Documentação em vídeo do mini-seminário Manifestações do Divino: O Corpo, apresentado como parte do 4o Encuentro do Instituto Hemisférico de Performance e Política, realizado em julho de 2003 na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, sob o título Espetáculos de Religiosidades. Moderadora: Gisela Cánepa Koch. Joseph Roach é o Professor Charles C. e Dorathea S. Dilley de Teatro e Inglês da Yale University. Roach foi Diretor do Departamento de Artes Performáticas da Washington University, em St. Louis, do Ph.D. Interdisciplinar em Teatro da Northwestern University e do Departamento de Estudos da Performance da NYU. Os seus livros e artigos incluem…

    See more: Encuentro 2003: Round Tables



  • Mini-Seminário: O Fervor Religioso e a Cultura Popular

    Mini-Seminário: O Fervor Religioso e a Cultura Popular

    Documentação em vídeo do mini-seminário O Fervor Religioso e a Cultura Popular, apresentado como parte do 4o Encuentro do Instituto Hemisférico de Performance e Política, realizado em julho de 2003 na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, sob o título Espetáculos de Religiosidades. Moderadores: Ulla Berg e Alyshia Gálvez. Silvia Spitta é Professora Associada de Espanhol e Português do Dartmouth College. O seu campo de interesse abrange os escritores latino-americanos contemporâneos e coloniais, as teorias da transculturação e as narrativas sobre a mestiçagem ou miscigenação. Autora de Between Two Waters: Literary Transculturation in Latin America, Spitta está atualmente trabalhando em…

    See more: Encuentro 2003: Round Tables



  • Nelly Richard: Os direitos do feminismo a ser outro para si mesmo

    Nelly Richard: Os direitos do feminismo a ser outro para si mesmo

    Photo/foto: Julio Pantoja Os direitos do feminismo a ser outro para si mesmo Sem renunciar a força político-social de suas lutas contra a discriminação do gênero, a teoria feminista se define hoje também como crítica cultural. Isso é o que permite que o potencial emancipatório do feminismo consiga abarcar as figurações imaginárias e simbólicas das economias subjetivas que desbordam as categorias de "identidade" e "diferença" pré-organizadas pela sociologia do gênero. As novas orientações crítico-culturais do feminismo permitem conjugar as políticas e as poéticas do Eu, ao misturar diferentes registros de vozes que cruzam a militância cidadã com o ensaio teórico-intelectual,…

    See more: Conferências



  • Opening Address for the 9th Encuentro Montreal 2014

    Opening Address for the 9th Encuentro Montreal 2014

    Opening address for the Hemispheric Institute's 9th Encuentro, held at Concordia University in Montréal, Canada, sought to explorethe multiple valences of the term MANIFEST! How are performances mobilized andsyncretized in civic, community, and cultural contexts to create manifold formsof political expression? How do public, theatrical events produce‘evidence’ that manifests ideas otherwise invisible, hidden, orunspeakable? What new manifestations, manifestos, festivals, and manifs emergevia our changing visions of political spaces, intellectual arenas, and theeveryday street? The 2014 Encuentro invited artists, activists, and scholars toengage with and investigate the aesthetic, social, and choreographic techniquesthat transform political ideas into collective images, through actions,embodied utterances,…

    See more: Lectures and Presentations



  • Opening remarks for the 1st Hemispheric Institute Encuentro

    Opening remarks for the 1st Hemispheric Institute Encuentro

    The Hemispheric Institute of Performance and Politics held its first Encuentro in Rio de Janeiro, Brazil, July 2-15, 2000. Participants included artists, scholars, graduate students, and activists. This eclectic and culturally diverse group, from countries throughout the Americas, captured the spirit of Encuentros: to provide a forum that encourages an interdisciplinary exploration of the relationship between performance and politics from diverse cultural perspectives. This is a video documentation of the opening remarks by Zeca Ligiéro, Diana Taylor, Luis Peirano, and Javier Serna, who introduce the general theme of the first Encuentro, ‘Performance and Politics in the Americas,’ as well as…

    See more: Lectures and Presentations



  • Artistas da Performance mesa redonda

    Artistas da Performance mesa redonda

    Photo/Foto: Marlène Ramírez-Cancio Expositores: Gonzalo Rabanal, María José Contreras, Nao Bustamante, Nicolás Dumit Estévez Moderador: Antonio Prieto Stambaugh Biografias Gonzalo Rabanal estudou Comunicação Audio Visual no Instituto ARCOS, período durante o qual empreende a elaboração de um trabalho que se projeta do particular ao coletivo, abrindo lugar para uma multiplicidade expressiva. É reconhecido desde 1989 com uma bolsa da Fundación ANDES e no ano de 2010 com uma bolsa da Fundação FORD. Atualmente cursa o Mestrado em Artes Visuais da Pontificia Universidad Católica de Chile. María José Contreras Lorenzini é performer, doutora em Semiótica do Corpo e psicóloga. Ela se…

    See more: Mesas Redondas



  • Artistas performáticos mesa redonda

    Artistas performáticos mesa redonda

    Photo/foto: Julio Pantoja Esta mesa redonda ofereceu uma oportunidade de discussão com – e entre – artistas performáticos seletos que apresentaram trabalhos no Encuentro. Estes artistas refletiram sobre seus próprios processos e sua produção e comentaram sobre a relação das suas obras com os temas mais amplos do Encuentro. Wilson Díaz apresentou uma retrospectiva da sua obra de arte visual, que revela recentes batalhas colombianas contra a violência e o tráfico de drogas. Suas imagens relacionadas com as folhas naturais de coca contrastam com a cocaína, sua droga derivativa química que gera a violência. Rocío Boliver apresentou um ato de…

    See more: Mesas Redondas



  • Peter Schumann: Anti-Tar Sands Manifesto

    Peter Schumann: Anti-Tar Sands Manifesto

    photo/foto: Laura Bluher Anti-Tar Sands Manifesto We and the caribou, dwarves of the giant corporate system that runs our life and devastation, are here to rise up. Columbus, who imports the New World Order, drums in the billionaire-superheroes who dominate our economy, which destroys the herds that roam the earth, and we all end up in the same boat, with no idea where we are going. Biography The Bread & Puppet Theater was founded in 1963 on New York City’s Lower East Side by Silesian-born sculptor and choreographer, Peter Schumann. Their shows address social, political and environmental issues or simply…

    See more: Conferências



  • Regina Galindo's 'Experiences' at the Hemispheric Institute

    Regina Galindo's 'Experiences' at the Hemispheric Institute

    This is a video documentation of Regina José Galindo’s artist talk ‘Experiences,’ presented in the Hemispheric Institute of Performance and Politics. Galindo offered a retrospective of her performance art work, from 1999 to the present, speaking about pieces of art that she links with vital experiences: ‘I have experiences with life’s episodes. I don’t know if these are sad or not. They are simply experiences, and these have shaped me. They have been the fountain of my wisdom, the fountain of what I can speak, of that I know.’ Galindo presents her body as a site of conflict and violence;…

    See more: Lectures and Presentations



  • Rossana Reguillo: Condensações e deslocamentos

    Rossana Reguillo: Condensações e deslocamentos

    Photo/ Foto: Julio Pantoja Condensações e deslocamentos. As políticas do medo nos corpos contemporâneos Ler esta conferência em e-misférica 4.2 Resumo “O sonho da razão produz monstros" —dois séculos depois, a previsão de Goya é hoje a afirmação dos pesadelos derivados da razão moderna. Num contexto caracterizado pela distribuição desigual de riquezas e especialmente de riscos, as políticas do medo se fazem presentes no corpo do cidadão. A partir de uma sócio-antropologia das paixões, nesta conferência se discutirá a centralidade do medo-terror-pânico e suas paixões derivadas (ódio, ira, tristeza, esperança) no/entre/sobre o corpo social. Mais que um inventário de traços…

    See more: Conferências



  • Mesa Redonda: Táticas Afetivas

    Mesa Redonda: Táticas Afetivas

    photo/foto: Laura Bluher Brian Massumi: Um ato feito através de mim Jonathan Sterne: Participação, percussão e protesto: reflexões posteriores Moderador: Marcial Godoy-Anativia Biografias Jonathan Sterne ensina no Departamento de História da Arte e Estudos da Comunicação da McGill University. É autor de MP3: The Meaning of a Format; The Audible Past: Cultural Origins of Sound Reproduction; e de diversos artigos sobre mídia, tecnologia e política cultural. É também editor de The Sound Studies Reader. Brian Massumi é um teórico social, escritor e filósofo que ensina no Departamento de Ciências da Comunicação da Université de Montréal. Ele é amplamente conhecido pelas…

    See more: Mesas Redondas



  • Sérgio de Carvalho: O teatro de grupo em São Paulo e a mercantilização da cultura

    Sérgio de Carvalho: O teatro de grupo em São Paulo e a mercantilização da cultura

    Photo/Foto: Marlène Ramírez-Cancio O teatro de grupo em São Paulo e a mercantilização da cultura O desenvolvimento capitalista recente no Brasil gerou uma institucionalização da produção cultural inédita no país. A pesquisa em artes, antes na contramão da lógica dominante, torna-se, com frequencia, um lugar conformista de inclusão alternativa na ordem ideológica do capital. As vozes dissonantes desse processo, entre as quais as de alguns grupo teatrais da cidade de São Paulo, procuram formas críticas de enfrentar a despolitização geral e uma mercantilização imposta pela própria necessidade de sobrevivência. Biografia Sérgio de Carvalho é dramaturgo e diretor teatral da Companhia…

    See more: Palestras



  • Silvia Rivera Cusicanqui: Sociologia da Imagem. Uma visão a partir da História Andina

    Silvia Rivera Cusicanqui: Sociologia da Imagem. Uma visão a partir da História Andina

    Photo/Foto: Frances Pollitt Sociologia da Imagem. Uma visão a partir da História Andina A conferência aborda uma leitura da iconografia de Guamán Poma de Ayala (século XVII) e Melchor María Mercado (século XIX) como expoentes de uma teorização da realidade andina nos tempos coloniais e republicanos, a partir de imagens. Estas imagens formulam um texto oculto que revela aspectos não tratados em seus próprios escritos. A partir desta reflexão, se argumentará a necessidade de se considerar as formas não alfabéticas do discurso andino como um caminho até a compreensão da experiência colonial e pós-colonial nos Andes. Biografia Silvia Rivera Cusicanqui…

    See more: Conferências



  • Suely Rolnik: Furor de arquivo

    Suely Rolnik: Furor de arquivo

    Photo/Foto: Paula Kupfer Furor de arquivo Uma verdadeira compulsão de arquivar tomou conta de parte significativa do território globalizado da arte nas duas últimas décadas—de investigações acadêmicas a exposições baseadas em arquivos, passando por acirradas disputas entre coleções pela aquisição dos mesmos. Alguns de seus objetos de análise privilegiados incluem as propostas artísticas latinoamericana dos anos 1960-1970, quando o político se imbricou nas entranhas da própria poética. O que causa a emergência deste desejo no atual contexto? Que políticas de desejo movem as diferentes iniciativas de inventário e seus modos de apresentação? Biografia Suely Rolnik é formada em sociologia e…

    See more: Conferências



  • Suely Rolnik: O retorno do corpo-que-sabe

    Suely Rolnik: O retorno do corpo-que-sabe

    Photo/Foto: Fran Pollitt O retorno do corpo-que-sabe O recalque do corpo-que-sabe é a violência maior do empreendimento colonial, da perspectiva micropolítica. Tal operação encontra-se na medula da cultura moderna ocidental que se instaura com a colonização e ainda hoje nos estrutura. Os efeitos tóxicos deste recalque chegam agora ao limite gerando o tsunami da atual crise mundial. Criar as condições para o retorno do corpo-que-sabe – livre das sequelas de seus traumas –, torna-se assim tarefa incontornável de resistência ao atual estado de coisas. Não se trata de futurologia: sinais de tal retorno vem insinuando-se ao “sul-global”; um sul que…

    See more: Palestras



  • Tara McPherson: Uma feminista num laboratório de software

    Tara McPherson: Uma feminista num laboratório de software

    Photo/Foto: Alexandre Nunis Uma feminista num laboratório de software Como uma acadêmica de cinema feminista formada em teoria pós-estruturalista acabou administrando um laboratório de software? Como resposta a essa pergunta, esta apresentação aborda diversas histórias no desenvolvimento de sistemas de computação para propor que precisamos de mais acadêmicos nas ciências humanas que trabalhem seriamente com temas relacionados ao design e à implementação de sistemas de software. Biografia Tara McPherson leciona na School of Cinematic Arts da University of Southern California. É autora do premiado livro Reconstructing Dixie: Race, Gender and Nostalgia in the Imagined South (2003). Sua pesquisa em novas…

    See more: Palestras



  • Tomson Highway: The Place of the Indigenous Voice in the 21st Century

    Tomson Highway: The Place of the Indigenous Voice in the 21st Century

    photo/foto: Dexter Miranda The Place of the Indigenous Voice in the 21st Century Inside the verbs, pronouns, articles of the world’s Aboriginal languages are the keys to the planet's long-term survival. Western languages hold that nature died at mankind’s eviction from a garden. Aboriginal languages refute this—to them, nature has a soul, the planet is a garden. Kill those languages and that vision—and the planet—would die. Biography Tomson Highway is a writer from northern Manitoba, producing works in Cree, French, and English. Plays include "The Rez Sisters," "Dry Lips Oughta Move to Kapuskasing," and "Rose"; he is the author of…

    See more: Conferências



  • Intervenções Urbanas Mesas Redonda

    Intervenções Urbanas Mesas Redonda

    Photo/Foto: Julio Pantoja Expositores: Álvaro Villalobos, Bel Borba, Diana Collazos, Nadia Granados, Tania AliceModerador: Marlène Ramírez-Cancio Biografias Álvaro Villalobos (Colômbia/México) é Mestre em Artes Visuais pela UNAM do México e pela Faculdade de Artes ASAB de Bogotá. Sua obra está vinculada aos problemas sociais e políticos e é formada por performances, vídeos, instalações e fotografias. Atualmente é professor da UNAM e da UAEMéx no México. Bel Borba, conhecido como "O Picasso do povo", tem espalhado a sua arte pela paisagem urbana de 500 anos durante os últimos trinta e cinco. Em 2012, participou do Crossing the Line Festival de Nova…

    See more: Mesas Redondas



  • Víctor Vich: As poéticas da dor: memórias que ocupam a cidade

    Víctor Vich: As poéticas da dor: memórias que ocupam a cidade

    Photo/Foto: Fran Pollitt As poéticas da dor: memórias que ocupam a cidade As poéticas da dor trazem à tona temas profundamente incômodos, e se propõe a interpelar cidadãos a partir de diversos usos simbólicos. Trata-se daquelas propostas que intervêm no espaço público chamando a atenção para os perigos de esquecer alguns feitos do passado; eventos que surgem para nos distanciar de qualquer triunfalismo e que insistem, de novo e de novo, na necessidade de continuar processando o pior do passado. Nesta palestra, analizarei três intervenções públicas realizadas no Peru de hoje, que novamente puseram em cena um conjunto de dívidas…

    See more: Palestras



  • Welcoming to the First Hemi Encuentro in Brazil by Marcos Terena

    Welcoming to the First Hemi Encuentro in Brazil by Marcos Terena

    The Hemispheric Institute of Performance and Politics held its first Encuentro in Rio de Janeiro, Brazil, July 2-15, 2000. Participants included artists, scholars, graduate students, and activists. This eclectic and culturally diverse group, from countries throughout the Americas, captured the spirit of Encuentros: to provide a forum that encourages an interdisciplinary exploration of the relationship between performance and politics from diverse cultural perspectives. This is a video documentation of the welcoming by Marcos Terena, member of the Terena indigenous people, who discusses the political implications in the theorization and practice of ‘indigenous performance’ and intercultural encounters. He remembers the invasions…

    See more: Lectures and Presentations



  • Ximena Castilla: A cidadania desde o feminismo anarquista

    Ximena Castilla: A cidadania desde o feminismo anarquista

    Photo/Foto: Marlène Ramírez-Cancio A cidadania desde o feminismo anarquista Conversa que abordará a temática da cidadania desde o feminismo anarquista como uma construção antiga, eficaz, subversiva e lúdica. Biografia Ximena Castilla é advogada penal da Universidad Externado de Colombia. Castilla é defensora dos direitos da mulher e se dedica aos casos de direitos humanos, especialmente aqueles que têm que ver com os direitos sexuais e reprodutivos.

    See more: Conferências